
O direito à saúde, é uma lei contida no artigo 196 da Constituição Federal. Nele é dito que todos têm direito à saúde com “acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” Sendo assim, cada brasileiro deveria ter direito à hospital, clínica de recuperação gratuita e todo tipo de serviço relacionado à saúde.
Mas todos sabemos que na prática a situação é bem diferente. Não há serviço gratuito para atender todos aqueles que necessitam de cuidados relacionados à saúde.
E a alternativa seria recorrer à rede privada. No entanto, essa não é uma alternativa viável para todos os brasileiros.
A situação financeira da maioria dos brasileiros não é muito favorável.
Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostraram que em 2021 o número de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza era de 13,5 milhões de pessoas.
Para se ter uma ideia, esse número é maior que toda a população de Portugal.
Estamos falando de famílias que vivem com uma renda mensal menor que R$145,00. Pessoas que mal conseguem comprar alimento.
Imagine então ter que pagar uma consulta médica. Ou ainda uma clínica de recuperação. Coisas totalmente fora de cogitação.
Por que a clinicas para dependentes quimicos costumam ser tão cara?
Falando sobre a clínica de recuperação particular, a grande maioria costuma cobrar preços relativamente altos, que não cabem no bolso da maioria dos brasileiros.
Isso acontece porque o tratamento para alcoólatras e dependentes químicos costuma ser caro devido ao grande número de profissionais envolvidos e toda a estrutura do local necessária para a reabilitação do paciente.
Isso sem contar os gastos com alimentação, medicamentos, contas de água, luz e outras despesas corriqueiras.
Clínica de recuperação gratuita: uma alternativa
Neste caso, as pessoas podem recorrer à clínica de recuperação gratuita para dar início ao tratamento para dependentes químicos e alcoólicos.
No geral, a clínica de recuperação gratuita é organizada por igrejas que costumam trabalhar apenas com internações voluntárias.
Ou seja, somente aceitam pacientes que estão dispostos por si próprios a iniciarem o tratamento contra dependência química ou alcoolismo.
Acontece que, por a clínica de recuperação gratuita não cobrar mensalidades ou taxas dos pacientes e seus familiares, dependem de doações e profissionais que estejam dispostos a trabalhar sem remuneração.
Coisas que não são tão fáceis de se conseguir, principalmente tratando-se de uma clínica para tratamento de alcoólatras ou de dependentes químicos.
Devido a essa dificuldade, e muitas outras não relacionadas aqui, a clínica de recuperação gratuita acaba não tendo a estrutura necessária para de fato reabilitar um dependente químico/alcoólatra.
Mas sem dúvida, ajudam e muito no que podem todos os pacientes que recebem.
A clínica de recuperação gratuita, em sua maioria, faz trabalhos incríveis, dentro de suas limitações.
A verdade é que, para ajudar um familiar sinteticamente dependente, a família precisa esperar o problema, não cobri-lo.
Também é normal que as famílias não vejam como realmente agir na presente circunstância precisar internar o familiar a qualquer custo, e deixá-lo lá, como se fosse preocupação da organização.
O Grupo Alencar não possui clínicas gratuitas!
Como acabamos de dizer, o tratamento para dependentes químicos e alcoólicos consiste em um custo alto para que seja de fato eficaz.
Por esse motivo, o Grupo Alencar não possui tratamento gratuito.
Nosso lema é sempre prestar o melhor atendimento possível e entendemos que para isso, um atendimento gratuito fica inviável.
No entanto, entendemos que boa parte das pessoas que precisam de tratamento e seus familiares não possuem condições para arcar com as despesas da internação.
Pensando nisso, nós procuramos praticar preços justos, mais acessíveis, para atender a maior parte possível da população que necessita desse tipo de serviço.
Para saber mais detalhes, valores e quaisquer outras dúvidas, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em poder falar e ajudar você!