Edit

Sobre Nós

Há mais de 10 anos no ramo de reabilitação. Clínica especializada no tratamento e combate contra a dependência química e alcoólica

Informações de Contato

Clínica de recuperação e tratamento de drogas em Santos

  • Home
  • -
  • Informações
  • -
  • Clínica de recuperação e tratamento de drogas em Santos
 Clínica de recuperação e tratamento de drogas em Santos

Se você chegou até aqui e está lendo este texto, é bem provável que esteja querendo encontrar uma boa clínica de recuperação e tratamento de drogas em Santos. Se este for o seu caso, continue lendo!

Antes de falarmos da clínica de recuperação e tratamento de drogas em Santos, queremos falar um pouco sobre a dependência química e como ela ocorre.

A dependência química é definida como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos, que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância.

Ela é um transtorno mental, uma doença crônica, onde diversos fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento. Inclusive a quantidade e frequência de uso da substância, a condição de saúde da pessoa e aspectos genéticos, ambientais e psicossociais.

Existe uma visão um pouco distorcida sobre o dependente químico. Muitos os vêem como pessoas de má índole, marginais ou algo similar.

Mas o que acontece é que a doença transforma a pessoa e faz com que ela tenha atitudes que em sã consciência não teria. Como cometer crimes, geralmente furtos para sustentar o vício.

Dependência química: entenda como ela ocorre

Clínica de recuperação e tratamento de drogas em Santos

Depois de deixar claro que a dependência química é uma doença e não um desvio de conduta como muitos pensam, vamos procurar entender como ela ocorre. Ou seja, porque as pessoas que consomem drogas acabam ficando viciadas.

Existem diversos fatores que levam uma pessoa a desenvolver vício em alguma substância, seja ela droga lícita, como o álcool, por exemplo, ou ilícita, como o crack.

No entanto, podemos destacar o mecanismo de recompensa que existe no cérebro humano como um dos principais fatores que levam à dependência.

Esse mecanismo tem uma grande importância para a sobrevivência humana. No entanto, o uso abusivo das drogas pode levar a sérios problemas.

Uma boa parte do nosso comportamento é moldado pela presença de uma recompensa.

Essa recompensa gera prazer, o que por sua vez indica ao cérebro que determinada atividade deve ser repetida mais vezes.

Esse é o chamado reforço: uma recompensa que provoca um aumento na frequência de um comportamento.

Como exemplos de recompensas naturais que são saudáveis e necessárias para a sobrevivência humana podemos citar como exemplos a água e a comida.

Porém, existem recompensas artificiais que, em algumas situações, podem se tornar problemáticas. Este é o caso das drogas.

Ao consumir uma substância que causa um prazer imenso com pouco esforço, como é o caso de algumas drogas, esse mecanismo de recompensa acaba auxiliando no desenvolvimento do vício, pois, por conta do prazer, o comportamento de usar a droga é reforçado.

Tal prática se torna especialmente problemática porque usar uma droga, geralmente, requer muito menos esforço do que outras atividades que também dão prazer.

Por causa disso que pessoas viciadas em substâncias acabam negligenciando suas vidas de lado apenas para continuar consumindo drogas.

Clínica de recuperação e tratamento de drogas em Santos: entenda os benefícios

Clínica de recuperação e tratamento de drogas em Santos

Agora que você entendeu o que é a dependência química e como ela ocorre, vamos falar sobre a clínica de recuperação e tratamento de drogas em Santos e quais seus benefícios.

A clínica de recuperação é um local onde o dependente químico irá receber tratamento medicamentoso e também psicoterapêutico.

No local também participará de atividades físicas e pedagógicas que o ajudarão a se recuperar de forma segura da dependência de drogas.

Mas a clínica de reabilitação não ajuda apenas o dependente químico em si. Também é benéfica para seus familiares.

Alguns membros da família do dependente químico podem desenvolver a chamada codependência, um padrão relacional em que uma pessoa tenta extrair um propósito por meio de relacionamentos com os outros.

Na codependência a pessoa se sente impotente e/ou culpada pela dependência do familiar. Por exemplo, uma mãe que tem sua saúde emocional abalada por ver um filho dependente químico.

A clínica de recuperação trabalha não apenas com o adicto, mas também com os familiares, principalmente aqueles que desenvolveram a codependência.

A equipe terapêutica da clínica elabora consultas, conversas e atividades que têm o propósito de fortalecer a família para que todos juntos vençam a dependência química e/ou o alcoolismo.

Se você está precisando de uma ajuda de uma boa clínica de recuperação e tratamento de drogas em Santos, o Grupo Alencar pode te ajudar!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.